Buscar
  • Catiane Sandes

Programação subconsciente - A "fórmula" do comportamento humano.

É na nossa PROGRAMAÇÃO SUBCONSCIENTE que estão guardadas nossas crenças e emoções, elementos que definem a maneira de ver o mundo e nossas experiências (tudo o que vimos, ouvimos e sentimos). E cada experiência carrega alguma emoção por trás e isso automaticamente gera uma interpretação do fato; o que fica registrado é a forma como foi entendido.


Todos os PENSAMENTOS afetam o nosso corpo de um modo ou de outro, às vezes de uma forma muito óbvia, como por exemplo, ficar com a boca seca ao se assustar (o oposto também ocorre). E se algo acontece com o nosso corpo, os nossos pensamentos são afetados. Esses processos não ocorrem apenas no cérebro, mas em todo o organismo.


Já as EMOÇÕES não acontecem apenas na nossa mente. Assim como os pensamentos, elas acontecem em todo o corpo. Emoções são respostas comportamentais e cognitivas automáticas, geralmente inconscientes. Emoções fortes podem distorcer as nossas percepções do mundo. Emoções negativas bloqueiam experiências potencialmente positivas e promovem pensamentos esquecidos e negativos.


A presença obrigatória da emoção no processo de raciocínio pode ser vantajosa ou não, dependendo das circunstâncias da decisão e da história pregressa de quem decide, pois ela é determinante para que tenhamos uma AÇÃO.


E para cada ação, uma reação, ou seja, um RESULTADO e que conforme o dicionário é o que resulta, é a consequência, o efeito de uma ação, de um princípio. Só sabemos que uma decisão é ruim ou boa porque comparamos as suas consequências com uma experiência passada na qual sentimos uma emoção positiva ou negativa.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo