Buscar
  • Catiane Sandes

O que é hipnose e como ela funciona?

Hipnose é um processo natural que ocorre todos os dias e com todas as pessoas, sendo um estado de maior atenção e foco, como por exemplo quando estamos mexendo no celular e alguém faz uma pergunta, respondemos, mas depois nos questionamos qual era pergunta, pois a nossa atenção estava toda direcionada ao celular.


Além disso, temos como definição que a hipnose "é quando uma sugestão dribla o fator crítico da mente consciente e é aceita pela mente subconsciente", conforme Dave Elman. E como exemplo, temos os filmes, onde mesmo sabendo que aquela situação não é real, emoções são despertadas (felicidade, medo, entre outras). Isso acontece, pois nossa mente subconsciente não diferencia o real do imaginário e aceita aquela situação como real.


E como funciona?


Nossa mente é divida conforme a Teoria de Geral Kein - em que se baseia a hipnoterapia - em três partes: Mente inconsciente, subconsciente e consciente.

A mente consciente é nossa mente racional e nela temos o que chamamos de FATOR CRÍTICO. Ele é uma espécie de segurança que segue critérios para permitir ou barrar a entrada de determinadas sugestões na nossa mente subconsciente conforme a nossa programação.

Ao recebermos uma sugestão ela deve ser aceitável e fazer sentido para a nossa programação subconsciente de modo que o fator crítico permita a entrada dessa sugestão, caso contrário ela não será aceita e é por isso que o cliente está consciente durante todo o processo de hipnose e se alguma sugestão não fizer sentido, ela não será aceita.

E esse é o objetivo da hipnose: atravessar esse segurança reprogramando a mente subconsciente por meio de sugestões aceitáveis a fim de ressignificar o evento que causou algum sintoma negativo (emocional ou físico).

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo